Biologia - O Estudo da Vida

A Biologia(Bios= vida, logos= estudo) é a ciência que estuda todos os seres vivos com suas características diferentes e os classifica. É a matéria estudada pelo CMPA no 7° ano e que cativa seus alunos.

sábado, 10 de abril de 2010

Teorias da Origem da Vida

Desde o início da vida na Terra nos perguntamos como chegamos aqui e nisso nos deparamos com várias teorias diferentes criadas pelo homem. Existem três teorias que foram aceitas durante bastante tempo ou ainda o são.
A primeira delas foi criada por Aristóteles, um grande filósofo grego, no século IV a.C. Ela afirmava que a matéria bruta podia originar vida, pois apresentava uma "energia vital". Essa teoria foi denominada de Teoria Abiogênese ou da Geração Espontânea. Aristóteles, para comprová-la, fez vários experimentos, como a na qual ele colocou um molho de carne dentro de um recipiente de vidro com uma abertura no topo. Depois de alguns dias viu-se micróbios no molho e o mesmo apodreceu; os micróbios seriam resultado da "energia vital" do molho. Porém várias experiências futuras refutaram essa toria, e hoje ela não é mais considerada.
A segunda teoria é a Teoria da Origem Extraterrestre ou de Arrhenius. Ela afirma que a vida surgiu em outros locais e veio para a Terra em meteoritos, cometas ou poeira cósmica. Ela foi desconsiderada desde a sua criação, até que descobriram um meteorito na Antártica, vindo de Marte, o AH84001. Ele continha uma célula fossilizada dentro dele, descoberta ao ser cortado ao meio para ser analizado, como fazem com todos os meteoritos. Até hoje essa teoria é aceita.
A terceira é a Teoria de Oparin-Haldane, que afirma que a vida surgiu na Terra. Ela diz que antigamente existia uma atmosfera primitiva, composta por Metano, Amônia, Dióxido de Carbono, Vapor D'água, Gás Sulfídrico. Conforme ela foi energizada pelos raios UV e infravermelho do Sol, e pelos raios formados por descargas elétricas, surgiram os compostos orgânicos (aminoácidos, proteínas, ácidos graxos). Eles, junto com o fósforo da argila da Terra, a água das poças formadas pela chuva e a mesma energia anterior, formaram os coacervados. Os coacervados de algum modo desconhecido formaram a célula viva. Essa teoria até hoje continua sendo aceita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário