Biologia - O Estudo da Vida

A Biologia(Bios= vida, logos= estudo) é a ciência que estuda todos os seres vivos com suas características diferentes e os classifica. É a matéria estudada pelo CMPA no 7° ano e que cativa seus alunos.

sábado, 10 de abril de 2010

Teoria Celular

A Teoria Celular afirma que todo ser vivo é formado por células. As células são as unidades morfológicas e funcionais dos seres vivos.
Os seres vivos podem ser divididos em unicelulares e pluricelulares. Os seres unicelulares são constituídos por uma única célula, exemplos são as amebas, as bactérias e as leveduras. Já os seres pluricelulares são contituídos por mais de uma célula, exemplos são vegetais, fungos e animais. Os unicelulares se subdividem em procariotos e eucariotos. Os procariotos são os que não possuem núcleo e têm o DNA solto dentro da célula. Os eucariotos são os que possuem núcleo e têm o DNA delimitado por uma membrana. Os seres pluricelulares não se subdividem porque as células de todos eles são eucarióticas.
Os seres vivos também podem ser classificados segundo sua nutrição. Eles se dividem em autotróficos e heterotróficos. Os autotróficos são os que produzem o seu próprio alimento; eles se subdividem em fotossintetizantes (ex.: Algas e plantas) e quimiossintetizantes (ex.: Algumas bactérias). Os fotossintetizantes são os que produzem seu alimento a partir da energia solar, e os quimiossintetizantes são os que decompõem seu alimento com enzimas. Os seres heterotróficos são os que não produzem seu próprio alimento, mas o conseguem de outros seres. Eles se subdividem em heterotróficos por absorção (ex.: Fungos e algumas bactérias) e heterotróficos por ingestão (ex.: Animais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário