Biologia - O Estudo da Vida

A Biologia(Bios= vida, logos= estudo) é a ciência que estuda todos os seres vivos com suas características diferentes e os classifica. É a matéria estudada pelo CMPA no 7° ano e que cativa seus alunos.

sábado, 10 de abril de 2010

Células


Existem três tipos de célula: a célula bacteriana, a célula vegetal e a célula animal. A célula animal é a maior; a célula vegetal tem quase o mesmo tamanho, embora se ja um pouco menor; mas a célula bacteriana é milhares de vezes menor. A célula animal tem o formato de um retângulo com as pontas arredondadas. A célula vegetal tem um formato geométrico. A célula bacteriana pode ter vários formatos, como o de uma bola ou de um cilindro de pontas arredondadas.
A célula bacteriana é a mais simples, contendo uma parede celular (responsável pela proteção e pelo reconhecimento), uma membrana plasmática (responsável pelo reconhecimento - é semipermeável, tem permeabilidade seletiva), invaginação (que junto com o DNA forma o mesossomo - responsável pela proteção do DNA e pela respiração celular), citoplasma (um composto de água, proteínas, aminoácidos, sais minerais e açúcares, ácidos graxos).
A célula vegetal é composta por parede celular (feita de celulose), membrana plasmática, núcleo (que tem poros, membrana nuclear, nucléolos e DNA), citoplasma e organelas membranosas: vacúolo (responsável pelo armazenamento), mitocôndria (responsável pela produção de energia - ATP - e pela respiração), complexo de Golgi (responsável pela produção de hormônios e de açúcares) e lisossomos (responsáveis pela digestão celular).

Nenhum comentário:

Postar um comentário