Biologia - O Estudo da Vida

A Biologia(Bios= vida, logos= estudo) é a ciência que estuda todos os seres vivos com suas características diferentes e os classifica. É a matéria estudada pelo CMPA no 7° ano e que cativa seus alunos.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Preservação dos Alimentos - Pela Fermentação

Conservação por Fermentação:
É um processo que utiliza o crescimento controlado de microrganismos selecionados, capazes de modificar sua textura, sabor e aroma, como também suas propriedades nutricionais.

- Fermentação alcoólica:
A fermentação alcoólica é usada na elaboração de bebidas alcoólicas entre as quais temos as fermentadas (vinhos e cervejas) e as fermento-destiladas (aguardente, run, uísque, conhaque, tequila, gin, etc.). Transforma-se açúcares solúveis em etanol como produto principal. A transformação de glicose ou outro monossacarídeo em duas moléculas de álcool e gás carbônico é feita graças a presença de certas enzimas elaboradas por leveduras. Entre as leveduras mais utilizadas na fermentação alcoólica encontra-se Saccharomycies cerevisiae, usada na elaboração de vinhos, na produção de cervejas são utilizadas as espécies S. carlsbergensis e S. uvarum.

- Fermentação acética:
Na indústria de alimentos é largamente utilizada na produção de vinagre, pela oxidação do álcool por bactérias acéticas, como Acinobacter e Gluconobacter. Porém, várias espécies acéticas podem oxidar o álcool a ácido acético, mas muitas delas também podem oxidar o ácido acético a gás carbônico e água, o que é indesejável, quando se tem como objetivo a produção do vinagre.

- Fermentação láctica:
A fermentação láctica é largamente utilizada na preservação dos alimentos. Importantes produtos de origem vegetal como picles, chucrute e azeitonas e de origem animal como queijo e salames são elaborados por meio da fermentação láctica. Na fermentação de produtos pouco ácidos como leite e carnes, realizada com objetivo de aumentar a concentração de microorganismos fermentadores, para reduzir o tempo de fermentação e inibir o crescimento de germes patogênicos e deterioradores, adiciona-se uma determinada quantidade de microorganismos selecionados, com o objetivo de iniciar a fermentação; essa cultura de microorganismos é conhecida como "cultura starter".

2 comentários:

  1. MUITO BOM O RESUMO DE VOCES PARABENS!! CONTINUEM ASSIM E O BLOG VAI ESTAR NO RANKING DOS BLOGS LEGAIS!
    ABRAÇÃO E BOA AEs PARA VOCES DOIS!

    ResponderExcluir
  2. ONDE ESTÃO OS POSTS DESSE BLOG??? POR ACASO NÃO HA NADA DE NOVO PARA FALAR AI HAUSHUAHSUAS
    BJAUM E BOM ESTUDO PARA VOCES!!

    ResponderExcluir