Biologia - O Estudo da Vida

A Biologia(Bios= vida, logos= estudo) é a ciência que estuda todos os seres vivos com suas características diferentes e os classifica. É a matéria estudada pelo CMPA no 7° ano e que cativa seus alunos.

sábado, 10 de abril de 2010

Classificação Biológica

Sempre houve necessidade de classificar os seres vivos. Há muito tempo, as classificações surgiram na Grécia Antiga. A primeira classifição foi feita por Platão ( 428-348 a.C.). Ele propôs uma classificação baseada na semelhança, pois ele acreditava que existia um lugar em que tudo era perfeito, que seria a mente de Deus. Ele criou uma maneira de classificar os seres vivos chamada espécie (eidos).
A segunda classificação foi feita por Aristóteles (Pai da Biologia - Aluno de Platão). Ele classificou os seres vivos de acordo com o meio em que vivem e usou o critério ambiental. Além de espécie ele utilizou gênero (yévos).
A terceira classificação foi feita por Teofrasto de Eressos (370 - 286 a.C./Pai da Botânica/Aluno de Aristóteles). Ele classificou as plantas em ervas, arbustos, arvoretas e árvores; utilizando o critério de tamanho.
A quarta classificação foi feita por Carl von Linné ou Carolis Linnaeus (1707 - 1778). Ele escreveu um livro chamado Sistema Naturae, no qual ele classifica os seres vivos em categorias taxonômicas: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Espécie é um grupo de seres vivos semelhantes, que vivem na mesma área, cruzam entre si e geram descendentes férteis. Linnaeus usou critérios de características morfológicas, fisiológicas e anatômicas.
A quinta foi feita por Robert Whittaker (1920 - 1980). Ele propôs a divisão dos seres vivos em 5 reinos: Monera, o das bactérias; Protoctista, o dos protozoários; Fungi, o das plantas; Metáfita, o das plantas; e Metazoa, o dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário