Biologia - O Estudo da Vida

A Biologia(Bios= vida, logos= estudo) é a ciência que estuda todos os seres vivos com suas características diferentes e os classifica. É a matéria estudada pelo CMPA no 7° ano e que cativa seus alunos.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Reprodução dos Vírus

Os vírus não se reproduzem por conta própria, eles são parasitas obrigatórios, ou seja, necessitam de uma célula para se reproduzir. Os vírus têm dois ciclos de reprodução: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico.
O ciclo lítico ocorre basicamente em 5 etapas. #1 - O vírus encontra uma célula e introduz seu material genético nela. #2 - A célula percebe aquele material genético novo e começa a produzir mais daquele material genético (do vírus). #3 - A célula também começa a produzir proteínas do vírus (curiosidade: nós ficamos quentes quando febris porque ao aumentar a produção de proteínas a temperatura da célula aumenta). #4 - Novos vírus são criados a partir daquele material genético e das proteínas. #5 - Os vírus matam a célula e se libertam, levando um pedaço do cromossomo dela, o envelope dos novos vírus.
O ciclo lisogênico é quando o DNA que o vírus introduziu na célula se integra ao DNA da própria célula ou forma um DNA separado, mas que não vira um vírus, e sim uma bolinha (epissomo). Quando a célula se reproduz, o vírus se reproduz junto, até a célula entrar no ciclo lítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário