Biologia - O Estudo da Vida

A Biologia(Bios= vida, logos= estudo) é a ciência que estuda todos os seres vivos com suas características diferentes e os classifica. É a matéria estudada pelo CMPA no 7° ano e que cativa seus alunos.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Reino Monera


As bactérias são os seres mais numerosos do planeta, por isso há muitas diferentes e com suas características, embora sejam seres bem simples.
As bactérias são compostas por cápsula bacteriana (é a camada mais superficial da bactéria e é responsável pela proteção), parede celular (responsável pelo reconhecimentoe também pela proteção), membrana plasmática (responsável pelo reconhecimento), proteínas respiratórias (trocas gasosas) e citoplasma. Elas podem ter cílios (pequenos remos que são responsáveis pela locomoção, que estão em toda a volta do corpo do ser) ou flagelos (pequenos chicotes, mais longos que os cílios, porém menos numerosos, responsáveis pela locomoção) ou os dois.
Todas as bactérias são celulares e procariotas. As bactérias são os únicos seres procariotos.
Pelas trocas gasosas as bactérias dividem-se em aeróbicas e anaeróbicas. As bactérias aeróbicas são as que não se desenvolvem sem a presença de oxigênio. As anaeróbicas são as que não se desenvolvem com o oxigênio.
Pela nutrição elas podem se dividir em autoróficas e heterotróficas. As autotróficas são as bactérias que fazem fotossíntese (ex.: As cianobactérias transformam a luz+CO²+H=glicose+O²) e as que fazem a quimiossíntese (ex.: As nitrobactérias quebram a ligação de dois átomos de N com sua enzima e transforma-os em nitritos e nitratos). As heterotróficas são as bactérias heterotróficas por absorção (ex.: Os bacilos decompõem a matéria orgânica e fazem a ciclagem dos nutrientes) e os por ingestão (ex.: Os parasitas que causam doenças).
As bactérias são seres que vivem em todos os lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário