Biologia - O Estudo da Vida

A Biologia(Bios= vida, logos= estudo) é a ciência que estuda todos os seres vivos com suas características diferentes e os classifica. É a matéria estudada pelo CMPA no 7° ano e que cativa seus alunos.

sábado, 29 de maio de 2010

O Reino Protoctista

O Reino Protoctista se divide em Protazoa e em algas. É formado por um grupo polifilético (que tem mais de um ancestral) onde todos são eucariotos e podem ser unicelulares ou pluricelulares. Se divide em autotróficos e heterotróficos, os autotróficos fazem a fotossínte e os heterotróficos são parasitas de vida livre. Seu habitat é aquático ou solo úmido.
As algas pluricelulsres possuem o seu corpo formado por um talo e não possuem tecido. Uma característica muito importante das algas unicelulares é que no meio aquático elas são muito importantes na produção de oxigênio.
A digestão do Reino Protoctista é intracelular ocorrendo na seguinte ordem:
1º Sulco oral;
2º Citóstoma;
3º Vacúolo Digestivo;
4º União dos lisossomos com o vacúolo disgestório e digestão do alimento;
5º Absorção dos nutrientes; e
6º Eliminação dos resíduos

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Reprodução das Bactérias

As bactérias podem se reproduzir de dois modos: de forma assexuada e sexuada.
Cissiparidade (forma assexuada) - É uma divisão simples das bactérias. É quando uma bactéria começa a se desenvolver e acaba por dividir-se em duas células. Neste caso a reprodução ocorre de forma simples, e é muito raro ocorrer mutações. Só há mutações quando ocorre erro da cópia do DNA durante a reprodução.
Conjugação (forma sexuada) - É quando duas bactérias trocam material genético, se unindo por um pili. Neste caso há mais chances de ocorrer mutações.